4 Características do enfermeiro intensivista na UTI
top of page

4 Características do enfermeiro intensivista na UTI


O enfermeiro que atua em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) precisa integrar as técnicas com a tecnologia, dominando os princípios científicos e, ao mesmo tempo, atuando em equipe, na tentativa de suprir necessidades terapêuticas com qualidade e segurança. Neste cenário, o enfermeiro intensivista tem imbuído em suas atividades diárias, ensino, pesquisa, assistência, gerência e questões políticas, que requerem múltiplas competências, merecendo destaque as que envolvem diretamente as competências relacionais, em detrimento da visão mecanicista e biologicista, que impera nas UTI. Há, também, as unidades de emergência, que realizam atendimento a pacientes em estado crítico de saúde e em situações cada vez mais complexas. Neste contexto se insere a Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e neonatal.

1 - Importância do Enfermeiro Intensivista


O enfermeiro intensivista tem uma importância vital na Terapia Intensiva porque ele está à beira leito e tem responsabilidade técnica por todos os seus colaboradores. Juntamente com eles, administra banho, curativos e medicações, fazendo a monitorização hemodinâmica do paciente. É ele que está sempre ao lado do paciente e sua família, é o mediador de tudo, braço direito do médico plantonista, fisioterapeuta e de todos os outros que trabalham na UTI. O objetivo de seu trabalho é promover a higienização e conforto do paciente, melhor qualidade de vida, minimização da dor, monitorização hemodinâmica e todas as outras intervenções que a Terapia Intensiva requer.

2 - Atuação Multidisciplinar


O enfermeiro intensivista atua em várias áreas e vemos ele assumindo muito o cargo de gestão. Isso acontece porque ele lida com recursos humanos, materiais, inovações tecnológicas, cuidados críticos e diversos momentos graves em que a vida do paciente está por um triz e é necessário tomar algumas atitudes que precisam ser assertivas.

Também é muito comum a sua presença na Urgência e Emergência, nas salas vermelhas das UPAs, nos Pronto Atendimentos e até no serviço pré-hospitalar. Lógico que algumas delas requerem uma capacitação especial, mas vemos muitas vezes ele se destacando por conta dessa “expertise” que adquiriu.


3 - Conhecimento para a Docência


O enfermeiro intensivista normalmente está muito ligado à educação em saúde. Pela experiência de atuação ele acaba sendo muito convocado pelos hospitais ou por faculdades. Essas instituições estão sempre “de olho” e querendo recrutar esses profissionais que são destaque na atuação para que venham contribuir na Academia (em cursos técnicos, de imersão, extensão ou pós-graduação). Além da atuação como professor, a experiência acadêmica inclui a participação em congressos e demais eventos da área e também a realização de pesquisas importantes para a otimização do sistema de saúde.


4 - Remuneração Diferenciada


O enfermeiro intensivista geralmente tem uma remuneração diferenciada. Além das possibilidades que eu citei, no próprio hospital ele recebe mais (geralmente tem adicional por trabalhar em um “setor fechado"). Existem instituições que pagam 10%, 15% e até 20% mais do que os outros colegas.

Para um cenário de práticas seguras, a educação em serviço deve corroborar com o conhecimento dos profissionais. Neste sentido, para atuar em uma UTI o enfermeiro precisa de competências específicas que diferem de outras áreas de conhecimento da enfermagem. Entendese também que o reconhecimento e a avaliação destas competências produziriam importantes informações para o enfermeiro intensivista, os gestores e os pesquisadores, contribuindo para a melhoria da qualidade do cuidado prestado, das condições de trabalho e embasando programas para educação continuada


Uma exigência indispensável ao enfermeiro de UTI é a incessante procura por novos saberes. Assim, a qualificação profissional se dá pela educação continuada, com o objetivo de dominar essa linguagem tecnológica e assistir de forma integral, de tal modo a beneficiar o cliente e até mesmo o próprio profissional, de maneira segura.

870 visualizações
bottom of page