Conhecendo a Urgência e Emergência
top of page

Conhecendo a Urgência e Emergência

Trabalhar na área da Saúde é um desafio constante. Todos os dias, Médicos, Enfermeiros, Paramédicos, Técnicos de Enfermagem e Socorristas encaram a difícil missão de salvar vidas. Quem atua no atendimento de Urgência e Emergência deve estar preparado para atender pacientes de todos os tipos e oriundos de todas as situações possíveis.


Capacitação


Por vezes em uma situação de emergência, muitos profissionais ainda possuem dificuldades para atender o paciente e não têm nenhuma objetividade. Sendo assim, o profissional da área deve buscar sempre uma capacitação profissional, além de muita pesquisa, pois irá fazer muita diferença no momento da abordagem. A enfermagem trabalha diariamente com situações de risco. No entanto, quando se tem uma equipe treinada, capacitada e motivada, o atendimento é realizado com mais rapidez e eficiência, podendo, na maioria das vezes, salvar muitas vidas. Local de atuação São diversos locais onde os profissionais dessa área podem atuar, dentre eles estão: Pronto socorro; Unidades de saúde 24 horas; Unidades de atendimento pré-hospitalar; Unidades de internação.


A pós-graduação em enfermagem de urgência e emergência é uma especialização que capacita os profissionais a atuar com agilidade e abordagem humanizada no atendimento de seus pacientes em situações de urgência e emergência. O aluno desse curso irá estudar disciplinas como: fundamentos da enfermagem em urgência e emergência; urgências, emergências e saúde mental; docência no ensino superior; entre outras.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


A atuação em serviço de emergência requer algumas características específicas dos profissionais da equipe de enfermagem. Algumas competências recebem destaque como: “pensar rápido, ter agilidade e capacidade de resolver problemas emergentes”.

A importância do compromisso de qualquer enfermeiro, de qualquer área de atuação profissional, é procurar humanizar-se, estabelecendo uma relação mais criativa e amorosa consigo mesmo e com os outros.13 Sendo assim, há necessidade de estudar o comportamento desses profissionais, identificando as principais potencialidades a serem desenvolvidas e, consequentemente, seu atendimento junto ao público nos serviços de saúde também será melhor.Ainda observa-se tendo destaque competências individuais necessárias como: liderança, persuasão, trabalho em equipe, criatividade, tomada de decisão, planejamento e organização e determinação. As competências profissionais também são assim elencadas: saber agir, mobilizar, comunicar, aprender, comprometer-se, assumir responsabilidades e ter visão estratégica.

Nas práticas da saúde o conhecimento é insubstituível, mas somente ele não será suficiente, para que os profissionais desenvolvam relacionamentos positivos, trabalhem em equipe e realizem uma boa leitura do seu ambiente de trabalho, faz-se necessário, além do embasamento teórico, o desenvolvimento de habilidades emocionais, com desenvolvimento interpessoal e organizacional.


CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL


A educação permanente é fundamental no setor de urgência e emergência, pois ajusta a equipe às necessidades do setor e proporciona a melhoria da qualidade na assistência. Por isso, as recomendações da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são de que a mesma seja incorporada ao cotidiano dos serviços de saúde.

Os profissionais reconhecem que trabalhar na unidade de emergência é uma fonte de realização profissional, pois se sentem reconhecidos e percebem que o setor possibilita um grande aprendizado, e prepara os profissionais para atuar em qualquer tipo de trabalho.


Para o atendimento em emergência, o enfermeiro precisa de atualização constante. Atualmente a Política Nacional de Humanização tem preconizado que os serviços busquem capacitação e qualificação dos enfermeiros para implantação do Acolhimento com Classificação de Risco. Com esta medida adotada, além da organização da fila de espera, favorece o atendimento adequado não pela ordem de chegada, mas sim de acordo com os riscos de cada caso.




Aqui na Singular Educacional você pode se especializar com 50% na Primeira mensalidade e com um desconto especial em toda a sua pós. Vai ficar parado esperado a oportunidade bater à sua porta ou vai correr atrás das oportunidades?


Siga a gente no Instagram - @SingularEducacional

Temos parceria e descontos exclusivos pelo Quero Bolsa. Acesse - www.querobolsa.com.br


1.281 visualizações
bottom of page